SEAS CRIANÇA – SÉ – SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ABORDAGEM SOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
ENDEREÇO: Praça Doutor João Mendes Júnior, 151 – 1º andar – Bairro Centro – CEP: 01501-001 São Paulo
TELEFONE: (11) 3104-3756
E-MAIL: adm.seascacentro@ascom.org.br, seascacentro@ascom.org.br –
Telefone: (11) 3104-3756
FUNCIONAMENTO: Segunda a segunda, inclusive feriados das 09h00min às 21h00min – três turnos contendo 4 orientadores cada: 9:00hs às 15:00hs – 12:00hs às 18:00hs – 15:00hs às 21:00hs
PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes – ambos os sexos – até 17 anos e 11 meses
CAPACIDADE: 200 Atendidos.
ABRANGÊNCIA: Distrito: Sé – República – Liberdade e Cambucí
RECURSOS HUMANOS: 16 funcionários sendo, 1 Gerente, 2 Assistentes Administrativo, 2 Técnicos Sociais e 12 Orientadores Socioeducativos.
OBJETIVO:
Trata-se de serviço ofertado para crianças e adolescentes que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento com atividades direcionadas para o desenvolvimento de reinserção social, na perspectiva de construção/resgate de vínculos interpessoais, familiares e comunitário que oportunizem a construção do processo de autonomia e saída das ruas. Serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS com a finalidade de assegurar trabalho social de busca ativa e abordagem nas ruas, identificando nos territórios a incidência de trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e outras. Deverão ser considerados todos os logradouros públicos onde se verifica a incidência de indivíduos nas condições acima, tais como praças, locais de comércio, viadutos, terminais de ônibus, trens, metrô entre outros. O serviço deverá também oferecer atendimento às solicitações de munícipes.
Construir o processo de saída das ruas, respeitando-se as especialidades do atendimento;
Construir para restaurar e preservar a integridade e autonomia da população em situação de rua;
Oferecer orientação profissional para o mundo do trabalho;
Promover ações para a capacidade profissional.
Nas reflexões especuladas acima, promovemos a participação no planejamento, considerando impactos na vida de cada indivíduo, trabalhando em conjunto com a SMADS e outras OSCs.
Juntos, construiremos a dinâmica do serviço na comunidade do usuário, estabelecendo estratégias de atendimento para que possam sair da situação de rua.