ATENDE 5
Atende 5 – Atendimento Diário Emergencial 5 – Vila Leopoldina – Centro de Acolhida para Adultos II por 24 Horas
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, nº 1946, Vila Leopoldina, CEP: 05316-900 São Paulo – SP.
Telefone: (11) 2124-7411
E-mail: ascom.atendelapa@gmail.com
Funcionamento: Ininterruptas 24 horas por dia.
Público Alvo: Pessoas adultas (Ambos os sexos) em situação de rua e dependência química, Maiores de 18 anos de idade.
Capacidade: 158 vagas sendo, Diurnas 50 vagas para ambos os sexos, Noturno 14 vagas femininas e 94 masculinas.
Abrangência: Territórios da Subprefeitura da Lapa.
Recursos Humanos: 22 funcionários sendo, 1 Gerente, 1 Assistente Técnico, 2 Técnico Assistente Social, 1 Técnico Psicólogo, 8 Orientador Socioeducativo (noturno) 3 Orientador Socioeducativo (diurno) e 6 Agente Operacional.
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a população em situação de rua no território da Lapa, no que se refere à trajetória de vida dos atendidos nos serviços da Rede local, tendo em vista conhecer as causas da ruptura familiar e comunitária, de indivíduos que devido a sua situação de vulnerabilidade socioeconômica embora com uma atividade geradora de renda, estão potencialmente em circunstâncias de ruptura e exclusão.
O serviço Emergencial Atende 5 Vila Leopoldina localizado na região da Vila Leopoldina/Lapa, foi implementado em Janeiro de 2018 em um local conhecido como cena de uso, onde existe um elevado número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Atende 5 conta com serviço de alimentação (café da manhã. almoço, café da tarde e jantar), banho e leitos que são ofertados ao público masculino, feminino e trans.
A principal característica do serviço Atende 5 é fazer parte do Programa Redenção que aborda de forma multidisciplinar as demandas da população de rua em uso de substâncias psicoativas, de maneira onde possa restaurar e preservar a autonomia e integridade dessas pessoas.
O Atende funciona 24h e tem acesso livre durante todo o período para todas as pessoas que dele necessitam, oferecendo acessibilidade, estrutura com área de descanso, atividades socioeducativas, encaminhamentos para regularização de documentos, acompanhamento da saúde, articulação com serviços da rede como CAPS e serviços públicos todos com objetivo de contribuir com a proteção social.